carregador

 

InovaTec e PPGCTA promovem palestra sobre Extrusão, tecnologia que transforma a produção de alimentos

Evento “FoodTech Skills” une academia e indústria e coincide com a chegada de novo equipamento para o FoodTech FabLab da universidade, laboratório que promete revolucionar a pesquisa no setor.

Na última quarta-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA) e o InovaTec UFSM Parque Tecnológico uniram forças para realizar o evento “FoodTech Skills: Extrusão em Alimentos”. A palestra, ministrada pelo Dr. Hans-Michael Petri da Thermo Fisher Scientific, reuniu professores, pesquisadores e estudantes para debater uma das tecnologias mais versáteis e promissoras do setor alimentício.

A extrusão é o processo por trás de alimentos como massas, cereais matinais, salgadinhos e os populares substitutos de carne à base de plantas. Durante a palestra, Dr. Petri destacou como essa técnica permite criar produtos com texturas e formatos inovadores de forma contínua, econômica e com alta qualidade.

“A extrusão abre um leque de possibilidades para produtos com formulações inovadoras e mais sustentáveis. É uma tecnologia ainda pouco explorada nas universidades, mas que tem um potencial enorme tanto no meio acadêmico quanto na indústria”, afirmou Dr. Hans-Michael Petri.

O evento aconteceu em um momento estratégico: a chegada do primeiro equipamento de extrusão para o FoodTech FabLab, laboratório em fase de implantação no InovaTec. O novo equipamento promete revolucionar a pesquisa e o desenvolvimento de alimentos na UFSM, permitindo que os estudantes saiam da teoria para a prática.

Para Camila Gressler, doutoranda do PPGCTA, a iniciativa é um divisor de águas: “Conhecer mais sobre essa tecnologia, que estará disponível nesse novo laboratório, abre novas perspectivas para nossa atuação no mercado e na pesquisa, trazendo inúmeras possibilidades para o futuro da alimentação.”

Representantes da Dubai Alimentos, empresa que já utiliza a extrusão em sua produção, também participaram do encontro, reforçando a importância de conectar o setor produtivo à pesquisa acadêmica.

Maximiliano Scalone, Gerente de P&D da empresa, destacou o valor da colaboração: “Esse tema é extremamente relevante para nossa realidade. Esperamos que essa colaboração se consolide, seja por meio de estudos desenvolvidos aqui na UFSM, seja pela oportunidade de recebermos estudantes. Isso impulsiona a inovação.”

Com a implantação do FoodTech FabLab, a UFSM se consolida como um centro de excelência, pronta para contribuir ainda mais com a criação de produtos sustentáveis e alinhados às novas demandas dos consumidores.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *